Pets fofinhos até demais

Cães e gatos sofrem cada vez mais com a obesidade

O Padre Bento Centro Veterinário acompanha todas as pesquisas que envolvem pets e descobriu que a obesidade é cada vez mais presente na vida deles. Esta doença é totalmente relacionada ao excesso de gordura corporal, que pode prejudicar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do bichinho.


A obesidade nos pets é séria e envolve várias doenças que comprometem a saúde e reduzem a expectativa de vida do animal. Por causa do estilo de vida atual, com pouco exercício e muita praticidade, tanto donos quanto seus pets convivem com o sedentarismo, alimentação desregulada e acabam desenvolvendo a obesidade.

A doença, além de trazer ganho de peso, pode desenvolver outras complicações, como hipertensão arterial, colesterol alto, problemas respiratórios e de pele e disfunções renais, dificuldade para caminhar, dores musculares, entre outros. O acompanhamento veterinário para prevenir estes problemas pode ser feito a partir do primeiro ou segundo ano de idade. Os animais castrados também devem receber maior atenção, pois tendem a engordar mais facilmente.

A alimentação a base de ração é ideal para todos os animais, pois ela é especialmente formulada dependendo da necessidade deles, além de ser totalmente balanceada.
Dar comida a mais porque vai ficar muito tempo fora ou porque acha que o animal quer comer mais é um erro muito comum entre os donos de pets. Para ajudar seu amigo peludo, é imprescindível seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto à quantidade de ração a ser fornecida.


Outra atitude que pode ajudar muito seu animal é fazer com que ele pratique exercícios regularmente. É uma maneira de manter a saúdo do pet em dia, queimar calorias acumuladas e evitar o sedentarismo e estresse.