Câncer: a doença cada vez mais comum nos pets

Saiba como detectar esta enfermidade que também afeta animais de estimação


Cada vez mais comum entre os animais, o câncer é uma doença que vem assustando alguns donos de cães e gatos. Mas, assim como nos humanos, esta doença possui tratamento e pode ser curada caso detectada na fase inicial.

O tipo de câncer mais comum nos pets é o de pulmão, mas a doença pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo. Entre os sinais que podem indicar câncer, estão as fraturas ósseas (no caso de tumor nos ossos), aumento dos gânglios e principalmente o emagrecimento acelerado. Os cães idosos costumam apresentar mais índices de câncer que os mais jovens.

Entre os tratamentos disponíveis, o mais comum é a quimioterapia, tal qual nos humanos. Trata-se de um medicamento utilizado para bloquear o crescimento das células doentes. Geralmente, o medicamento é dado via oral ou por injeção, dependendo do tipo de câncer que o animal apresenta.

O tratamento de quimioterapia pode ser diário, semanal ou mensal, dependendo de cada caso, mas as drogas utilizadas são fortes, exigindo que o dono use luvas para limpar as fezes e a urina do animal, já que os dejetos podem fazer mal à saúde dos humanos.


Para prevenir ou detectar rapidamente o câncer, consultas periódicas com o médico veterinário são fundamentais para checar a saúde do seu animal.