Fogos de artifícios podem causar estresse nos pets

O Padre Bento Centro Veterinário traz dicas para você acalmar seu melhor amigo


Natal e ano novo são duas festas esperadas por muita gente, mas as comemorações podem não ser tão agradáveis para os pets. O barulho e a agitação incomodam cães e gatos e, se houver fogos de artifícios, podem assustar os bichinhos. O Padre Bento Centro Veterinário dá dicas de como acalmar o seu melhor amigo durante a temporada.

O estrondo dos fogos de artifícios podem deixar os animais ansiosos, ofegantes e trêmulos. Além disso, as frequências cardíacas e respiratórias tendem a aumentar e, em casos extremos, os pets podem ir a óbito.

Para acalmá-los, o tutor deve mantê-los em lugares calmos e que os bichinhos de estimação se sintam seguros e protegidos. Este local deve ter água, comida, brinquedinhos e uma caminha para o cão/gato relaxar. Se possível, coloque uma música ambiente para mascarar o barulho dos fogos. Se seu bichinho for muito agitado, ofereça um tranquilizante a ele, lembrando que é preciso passar por um médico veterinário antes de medicar o pet.


Essas pequenas medidas garantem a saúde do seu melhor amigo. Assim, você e seu bichinho de estimação poderão curtir o natal e a virada do ano de uma forma muito mais gostosa e tranquila.