Cães e gatos também precisam de documentos para viajar

Os animais, a partir de fevereiro de 2014, terão que apresentar passaporte

Já começou a preparar as viagens para o ano que vem e pretende levar o seu melhor amigo? Fique sabendo que os pets também terão que possuir passaporte para poder passear em todos os estados nacionais. Mas se você ficou em dúvida, não se desespere! O Padre Bento Centro Veterinário irá te ajudar.

Para solicitar a documentação, o tutor deve ir até as unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) que respondem ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento. Os postos poderão ser encontrados em portos, aduanas, aeroportos e nas fronteiras do país. Vale lembrar que este documento é gratuito e substituirá os atuais certificado sanitário internacional e atestado de saúde para trânsito de cães e gatos.

O passaporte trará informações como nome, espécie, raça, sexo, data de nascimento e pelagem. Além de conter um atestado de saúde assinado por um médico veterinário - com exame clínico, comprovantes de vacinação, tratamento contra ectoparasitas e endoparasitas.

Mas antes de fazer o pedido, o dono deverá levar o animal a um estabelecimento especializado para o implante de um microchip. Isto facilitará a sua identificação em qualquer país. O objeto tem o tamanho de um grão de arroz e fica sob a pele do bicho. Ainda não se sabe quais serão os locais para aplicação do microchip, mas em breve o Padre Bento Centro Veterinário trará mais informações.


O documento deverá ser aceito em território nacional e internacional, mas o tutor deve verificar as exigências sanitárias do país de destino. Depois, com os documentos em mão, você e o seu pet só têm um dever: divertir e aproveitar as tão desejadas férias.