Cuidados com seu pet no carnaval

Muita gente quer aproveitar a folia, mas deve ter alguns cuidados importantes


O carnaval é a maior festa popular do mundo, e muitas vezes ele bate na nossa porta com tanta alegria que fica difícil resistir às festividades. No entanto, é importante saber que os cães e gatos precisam de alguns cuidados especiais para que o batuque não faça mal a eles. Confira algumas dicas que o Padre Bento Centro Veterinário preparou para o bem estar de seus bichinhos:

Cuidado com a fantasia: muitas pessoas optam por vestir seus pets (especialmente os cães) com fantasias. Se as roupas de frio precisam ser confortáveis e não impedir os movimentos, o mesmo deve ser pensado na hora da fantasia. Utilize material que não inflame e não esquente o seu pet. Caso ele se sinta incomodado mesmo assim, deixe-o sem as roupinhas!

Não estimule o barulho: se blocos de carnaval ou grandes festas ocorrerem próximas da sua casa, garanta um lugar tranquilo para o seu pet. Caso ele se sinta incomodado com grandes batuques ou fogos de artifício, é importante não fazer carinho nele neste momento, já que isso pode reforçar o comportamento “medroso” dele. Mesmo assim, respeite-o, já que os ouvidos são muito sensíveis.

Evite comidas de humanos: se a sua casa será sede de um churrasco ou festas temáticas, lembre-se que cães e gatos não devem se alimentar de carnes e petiscos humanos. Explique isso aos convidados e garanta petiscos especiais para pets. Algumas frutas (sem semente) podem ser dadas aos cães, mas sem exagero.

Bebeu água, tá com sede: caso a ordem do feriadão seja aproveitar o calor e o sol com seu melhor amigo, lembre-se que cães e gatos podem sofrer com o calor. Coloque cubinhos de gelo no pote d’água, deixe-os na sombra e opte por petiscos gelados, como cenoura congelada, por exemplo.

Seguindo estas dicas do Padre Bento Centro Veterinário, seu pet terá um carnaval saudável e feliz, seja descansando ou se divertindo na folia!