Sem erros!

Cinco dicas para adestrar seu cão sem ter problemas


É muito comum ouvir donos reclamando do comportamento de seus cães: “ele não me obedece” ou “ele não aprende o que eu ensino”. Mas o fato é que cachorros só irão incorporar os comandos de seus tutores se houver persistência e um modo correto de realizar o ensino. O Padre Bento Centro Veterinário explica quais são os erros mais comuns:


  • 1- Você deve ser o líder: como dono do cão, é importante se impor e mostrar quem manda e quem obedece. Isso é fundamental quando o pet ainda é filhote, assim ele sempre associará você ao líder dele.
  • 2- Comunicação clara: senta, deita, e o temido não... É importante que sua voz seja firme e que seus comandos sejam entendidos pelo pet. Isso não quer dizer que você precisa gritar ou falar bravo, mas serve apenas para enfatizar sua posição de mestre.
  • 3- Brincadeiras prejudiciais: oferecer a mão para o cão morder, pular nas pessoas ou estimular o latido são atitudes que podem desenvolver um comportamento negativo ao pet. O ideal é dar brinquedos próprios e incentivá-lo a ficar calmo na presença de estranhos.
  • 4- Passeio tranquilo: os cachorros têm tendência a puxar o dono na hora da caminhada e permitir isso acontecer é o mesmo que mostrar ao amigão que é ele quem manda. Repreenda o pet quando ele tiver essas atitudes e elogie quando ele andar ao seu lado. Ele entenderá que ser calmo no passeio é positivo!
  • 5- Treinamento contínuo: ensinar uma ou duas vezes e achar que o animal não aprendeu porque não consegue entender, é mito. Cães aprendem com a repetição. Quanto mais for incentivado, mais ele incorporará o comando.