Saiba o que fazer para manter seu pet saudável
Existem diversos fatores que podem influir na queda dos pelos do seu cão. Mas fique tranquilo: a queda da pelagem é um processo natural, principalmente quando há variações de temperatura – o verão é uma das estações em que mais há evidências da situação. O Padre Bento Centro Veterinário preparou dicas para cuidar e não ter problemas com o bicho de estimação.
Algumas raças têm propensão a perder mais pelos, como o Pastor Alemão, Collie, Golden Retriever, Labrador e Husky Siberiano. Por isso, não se assuste. Ao varrer a casa será normal encontrar uma certa quantidade de pelos no chão.
Outras causas que podem contribuir para a queda dos pelos são: parasitas – que podem fazer com que a pelagem caia em locais específicos do cão (micoses, infecções de pele, estresse, sarna, entre outros); e as hormonais – que estão ligadas à alimentação adequada do animal.
Para evitar e prevenir possíveis problemas, é importante seguir algumas dicas:
- Escove seu cão com pentes adequados para cada tipo de pelo, antes e após tomar banho. Com a pelagem molhada durante o banho, é perigoso machucar a pele do animal.
- Forneça uma ração fornecida para o animal nutricionalmente boa, com a quantidade necessária de proteínas, minerais, ente outros.
- Garante que seu pet tenha acompanhamento profissional periodicamente, pois isso evitará que pequenas urgências se transformem em emergências.
Caso seja observado muita coceira ou o pet demonstre algum desconforto, traga-o para o Padre Bento Centro Veterinário. Nossa equipe possui médicos veterinários especializados para analisar estes casos. Conte com a gente!