5 dicas para cuidar do seu pet em dias frios

Saiba o que fazer para garantir a saúde do bicho de estimação


Chuvas e temperaturas baixas são muito comuns nas estações de outono e inverno. Por isso, é importante tomar alguns cuidados, como manter o pet em um ambiente termicamente agradável. O Padre Bento Centro Veterinário tira as principais dúvidas que os donos têm nesta época do ano:

Quais raças sentem mais frio?
Os animais mais magros e de pelo curto tendem a sentir mais frio, pois não têm a proteção da pelagem e da gordura do subcutâneo. Exemplo de cães: Wippet, Dachshund, Pinscher, Fox Paulisitinha, entre outros. Estas raças podem precisar de roupinhas. Já os gatos normalmente possuem pelos mais grossos, que os protege das temperaturas baixas.

Qual o melhor lugar para os pets?
Mesmo se for dentro ou fora de casa, o pet deve ter um lugar especial para dormir e passar o tempo, protegido de luz solar intensa, chuvas e frio. Cobertas e roupinhas podem ser uma ótima opção para prevenir que o animal tenha hipotermia, ou seja, baixa temperatura corporal.

A alimentação muda?
Tantos os cães quanto os gatos podem comer mais nestas épocas, mas isso pode variar conforme o peso e a raça do animal.

De quanto em quanto tempo o pet deve tomar banho?
A periodicidade pode diminuir de banhos semanais para quinzenais. Aqui na clínica veterinária a higienização, nestes casos, é sempre em temperatura morna e a secagem quente e rápida, para evitar que o pet fique com friagem.

Quais as doenças costumam aparecer nessa época do ano?
Os pets podem ter doenças respiratórias, viroses, conjuntivites e alergias devido ao ressecamento do pelo. Para prevenir tais problemas, é importante que eles sejam vacinados periodicamente e que tenham acompanhamento médico veterinário.

Com estas dicas do Padre BentoCentro Veterinário, seu pet ficará preparado para os dias mais frios. Aproveite e agende um horário para o seu pet. Entre em contato pelo telefone (11) 4022-1661 ou pelas nossas redes sociais: Facebook - www.facebook.com/ClinicaPadreBento  e twitter @ClinVet_PeBento.